[PT-BR] Perguntas frequentes diversas (sem caráter oficial)

Esse tópico é uma tradução desse outro.

Aviso: isso é algo experimental que está tentando (de alguma forma) organizar as informações relevantes (ou importantes), dá-las maior exposição, e reduzir o trabalho associado com a criação (ou referenciação) delas.

O principal objetivo é (sem caráter oficial) centralizar perguntas (e respostas) básicas sobre uCoin (ou Cutecoin, Meta_Brouzouf, etc).

O objetivo secundário é achar boas perguntas e respostas para incluir num local mais visível e oficial (como a seção de perguntas frequentes do site principal, ou a Wiki do projeto).

Instruções preliminares:

  • Preferencialmente, leia esses primeiro: Apresentação (inglês), Teórica (inglês), Perguntas frequentes (inglês), RTM (francês).
  • Preferencialmente, leia (e siga) todo o Tópico.
  • Faça somente perguntas e/ou respostas.
  • Faça uma pergunta por postagem.
  • Faça perguntas relacionadas com uCoin (Cutecoin, Meta_Brouzouf, etc).
  • Não inicie debates. Se dúvidas persistirem, faça uma outra pergunta diferente.
  • Quando responder, cite a pergunta a qual a resposta se refere.
  • Se você tiver uma pergunta com uma resposta, sinta-se livre para incluir aqui também.
  • Se você viu uma pergunta e/ou uma resposta em outro local, sinta-se livre para copiá-los (ou referenciá-los) aqui.
  • Perguntas redundantes não são ideais, mas não há problema.
  • Respostas redundantes são ótimas, sinta-se livre para responder alguma pergunta novamente.
  • Não se sinta com vergonha de perguntar.
  • Não se sinta obrigado a responder.

(sugestões são bem-vindas. Por favor contate-me diretamente)

  • Mesmo isso sendo uma tradução, sinta-se livre para fazer perguntas aqui também.

Dividendo Universal é, exatamente, o quê? Uma divisão de dinheiro criado do nada?

Há o conceito de inflação (desvalorização do dinheiro, valor flutuante)? Se não, qual funcionalidade garante que não?

Pode existir bolsa de valores (especulação financeira) no modelo uCoin?

Já que uCoin não garante uma renda mínima específica, qual é o calculo matemático simples que define quanto o membro mais pobre vai certamente receber? Em outras palavras, quais característica influenciam diretamente a quantidade de dinheiro que o membro mais “básico” receberá?

Um membro pode ficar incrivelmente rico? Se sim, isso afeta outros membros?

O modelo uCoin é capaz de prevenir ou reduzir desigualdade social? Se sim, como?

Está tudo bem se (muito) dinheiro não for gasto (permanecer guardado) por um longo período de tempo?

O dinheiro total no uCoin é uma representação do que todos os membros são capazes de produzir? Se sim, também inclui alguma outra coisa? Se não, então o que é?

Como indústrias altamente baseadas em automação (alta produção, poucos empregados) se encaixa nesse modelo? Eles continuam tendo vantagens comerciais? Eles afetam a sociedade de alguma maneira? Se sim, positivamente ou negativamente?

Os primeiros usuários levam algum tipo de vantagem? Se não, o quê garante? Se sim, o quê permite?

O funcionamento do uCoin é dividido (explicitamente) entre programa cliente e programa servidor? Se sim, a Cadeia de Blocos é armazenada no cliente, no servidor ou em ambos?

Há a antecipação de problemas referentes ao eventual tamanho da Cadeia de Blocos depois de passado muito tempo de intenso uso por milhões de usuários?

Qual é o tempo previsto para a conclusão de uma transferência monetária?

É (ou será) possível cancelar (ou reverter) transferências monetárias?

UDt+1 = Max(UDt;c*Mt/Nt+1)

Aonde “Mt” é a massa monetária total na data “t”, e “Nt” o número de membros da comunidade monetária na data “t”, e assumirei também um valor para a constante “c” de “10% ao ano”.

Na maior parte do tempo o Dividendo Universal é igual a “10% ao ano da Massa Monetária por Membro”.

Dividendo Universal é a co-produção de dinheiro em espaço-tempo, o que implica que qualquer Membro atual ou futuro co-produzirá a mesma quantidade de dinheiro RELATIVA (% do dinheiro) por toda a sua vida (qualquer membro produzirá 99% de “M/N” em 40 anos).

Tudo isso é totalmente explicado e demonstrado na Teoria Relativa do Dinheiro (francês), que você pode encontrar (ou contribuir com) uma tradução aqui.

A Teoria Relativa do Dinheiro demonstra que inflação é uma falsa noção. Ou você tem dinheiro livre (justo), ou você tem dinheiro não-livre (não-justo).

No sistemas monetários não-livres (não-justos), algumas pessoas produzem mais unidades comuns de valor, e algumas pessoas produzem nenhuma.

Já nos sistemas monetários livres (justos) se tem o Dividendo Universal, que é igual a “10%/ano M/N” (ou “10% ao ano da Massa Monetário por Membro”), que garante “M/N = 10 UD” (ou “Massa Monetária por Membro = 10 Dividendos Universais”); ou seja: nunca há mais do que “10 UD” (ou “10 Dividendos Universais”) dentro do dinheiro, o que, por fim, faz não ser possível inflação devido a dinheiro.

Valores econômicos e preços podem mudar, mas isso não será devido a produção assimétrica de dinheiro.

Isso é algo além do dinheiro em si. Uma moeda comum, é uma coisa; regras sociais e econômicas, são outras coisas.

Todos co-produzem no presente, e no futuro, sempre “10% ao ano da Massa Monetária por Membro”, no dinheiro justo; com nenhuma outra forma de produção de dinheiro.

Dinheiro é, portanto, baseado no homem (e produzir algo a partir do homem não pode ser considerado “do nada”, visto que os homens não são “o nada”).

A Teoria Relativa do Dinheiro (TRD) recusa valores positivos ou negativos (“rico”, “pobre”) visto que ela se aplica o princípio da relatividade.

Trecho da TRD: “3ª liberdade econômica: todo homem é livre para estimar e produzir qualquer tipo de valor

Você não é permitido, como homem ou grupo de homens, a definir para outros homens o que é valor e o que não é; portanto:

  • Valores são relativos ao homem que o estima.
  • Preços são relativos ao homem que o estima.
  • Valores e preços são relativos também ao tempo (t) pelos homens que os estimam.

Sendo assim, a TRD recusa o ponto de vista de qualquer homem que finje definir para outros homens no espaço-tempo o que é valor ou não.

A TRD também presume que cada homem vive por um limitado espaço de tempo de 80 anos (ev), e demonstra que, então, por causa do princípio da relatividade “c = ln(ev/2) / (ev/2) = 10% / ano”, cada homem produzirá 99% de dinheiro relativo durante um período de metade de uma vida média, independentemente do momento em que nasceu, e independentemente do que ele estima como valor ou não.